Wing Tsun

O Wing Tsun Kuen, também conhecido como Wing Chun, é um sistema de arte marcial originário do sul da China, pertence à família do Kung-fu (que significa “trabalho duro” em chinês) e de acordo com a lenda, foi desenvolvido por duas mulheres (Ng Mui e Yin Wing Tsun) há aproximadamente 300 anos, durante a Guerra Civil Chinesa. Ele foi ensinado para parentes e conhecidos e vem sendo melhorado ao longo dos anos.

Wing Tsun (em cantonês), Yong Chun (em mandarin), significa “Bela Primavera” e era o nome da primeira aluna, Yin Wing Tsun, da criadora do estilo. O “Kuen” significa “punho”, indicando tratar-se de uma arte de combate. Conhecido por suas técnicas rápidas e diretas, na busca pela economia de movimentos e de energia, para poder usá-los nos momentos certos, o Wing Tsun faz uso de técnicas de socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, chaves/alavancas e de solo.

Outra característica interessante é, por ser um “Sistema de Conceitos”, de geometria, ciência e física e não um “estilo”, o Wing Tsun tem a capacidade de se adaptar a qualquer pessoa independentemente do sexo, idade ou condição física. O uso da mecânica do corpo humano, de angulações e do corpo como um todo para gerar maior força e eficácia nas técnicas, possibilitando, assim, que pessoas menores e/ou mais fracas possam lidar com agressões de pessoas maiores e mais fortes.

Fácil de aprender e executar, é livre de floreios e de quaisquer movimentos irreais ou excessivos. O Wing Tsun fica longe de movimentos que são contrários aos movimentos naturais do corpo, o que faz com que seja de relativamente fácil de aprendizagem e execução mesmo na velhice, porque o conceito é adaptado para o indivíduo e não a pessoa para o conceito

You cannot copy content of this page

×