O que é SiFu?
De forma bem resumida e prática, SiFu é um termo em chinês cantonês e significa PAI e PROFESSOR.
Em alguma escolas de Kung Fu, encontramos o termo Shifu (lê-se xifú), que é exatamente a mesma coisa que SiFu, mas em chinês mandarin.
Não é uma graduação, é um título de demonstra respeito à quem o tem. Esse título é comumente usado nas artes marciais chinesas como o equivalente de Sensei (em japonês)
A definição do termo Sifu é professor ou mestre. Pode ser direcionado de forma genérica à uma pessoa que ensina uma habilidade ou um certo tipo de técnica, como música, carpintaria, programação. No entanto, o verdadeiro significado do termo é muito mais profundo. Ser um Sifu é uma grande responsabilidade tanto com os estudantes como a própria linhagem.
Quando os alunos referem-se ao próprio SiFu, eles devem chama-lo apenas SiFu. No entanto quando nos referimos a um SiFu que não é nosso professor, falamos SiFu, seguido do nome dele.
Como se tornar um SiFu
Um detalhe importante, é que SIFU é um título de honra, ele não pode ser autoimputado. Ao longos dos anos de treino, o aluno desenvolve e pratica uma série de habilidade e características. O seu professor-mestre, é quem reconhece nele a presença delas e assim pode decidir que ele é merecedor do título.
Excelência em Habilidades Técnicas
Primeiro uma grande disciplina é necessária para se tornar um SiFu, no entanto é um objetivo alcançável para aqueles que desejam se dedicar de corpo, mente e espírito.
Deve-se treinar com diligência física e mental, o caminho apresenta muitos desafios. Treinar por horas e horas para adquirir a habilidade nas técnicas ensinadas, o que leva em torno de nove anos para completar os estágios iniciais da arte.
Excelência na compreensão
Deve-se desenvolver o entendimento do porque cada movimento existir, onde e quando e porquê cada um deles deve ser aplicado. Compreender a arte com profundidade real.
Estudar os princípios, conceitos e provérbios do Wing Tsun é necessário para mergulhar profundamente na filosofia da arte. Conhecendo e aplicando a filosofia do Wing Tsun, permitirá que a essência da arte se manifeste por completo através do corpo e da alguém, sem restrições ou falhas de compreensão.
Cultivar habilidade e metodologia de ensino
No entanto, não o suficiente apenas aprender e cultivar essas habilidades e princípios. É necessários SABER ENSINÁ-LOS.
O aluno deve passar por muitos anos de aprendizado para poder ensinar de fato. Com o passar dos anos, sob a tutela e dedicação do seu SiFu, o aluno aprenderá e desenvolverá as habilidades e seu próprio estilo e métodos de ensino.
Além disso tudo, um SiFu deve desenvolver seu método de ensino para que ele se adapte a todos os tipos de alunos. Ele deve constantemente ajustar, reavaliar, aprimorar e aplicar seus métodos de ensino.
Cultivar Integridade
Deve-se cultivar o espírito e a atitude que reflitam os princípios e integridade da arte, o que somente é alcançado através de muita disciplina, autoavaliação e reavaliação das próprias ações.
Responsabilidade com a Linhagem
A linhagem de um SiFu é a fonte de onde vem todo o conhecimento e sabedoria. Cada SiFu em sua linhagem bebe da fonte, mas também contribui com ela. A responsabilidade com a Linhagem é a de continuar transmitindo as tradições e ensinamentos do Wing Tsun em todos os seus aspectos. Todas as técnicas, princípios, conceitos, regras de conduta dentro e fora do Kwoon são passadas de geração para geração e devem ser preservadas para serem ensinadas às gerações futuras.
Habilidades de Comunicação
As habilidade de um SiFu, devem ir além do conhecimento técnico e de habilidades físicas. Um alto nível de comunicação é necessária para ensinar de forma eficaz e apropriada cada lição.
Os alunos chegam ao Kwoon (local de treino), com diferentes histórias, experiências de vida e crenças e um SiFu não só deve saber como articular suas palavras mas também como criar conexão através delas. Linguagem corporal, experiência de vida, simpatia e empatia trabalham juntos para conseguir alcançar o aluno. Ele tem que encontrar uma forma de relacionar o conteúdo das aulas e informações de uma maneira que faça sentindo para cada aluno Deve saber adaptar-se quem o aluno tem dificuldades de entendimento dos conceitos e técnicas . É de grande valia quando o SiFu saber qual a forma de aprendizado de cada aluno, assim ele poderá transmitir seu conhecimento da melhor forma possível.
Demonstrar habilidades de resolução de conflitos
O SiFu é o responsável pela cultura e ambiente dentro do Kwoon. Ele deve prover um ambiente seguro para os alunos poderem aprender.
Deve ensinar aos alunos como lidar com situações de confronto e a psicologia do conflito, no campo verbal e físico. Quando o conflito é entre os alunos, o SiFu deve identificar, entender e ajudar a resolve-lo. Deve capacitar os alunos a fazer o mesmo.
Sifu – A figura paterna
Na cultura das artes marciais chinesas, a palavra SiFu (師父) é tida como de máxima importância, Si (師) traduzido como PROFESSOR e Fu (父) é PAI.
Impacta Alunos e comumidade
Um SiFu faz uma significante contribuição para a vida de seus estudantes. Através de suas ações e exemplos, os alunos encontra força, alegria e apoio. Trabalhando incessantemente para beneficiar seus alunos e através deles, a comunidade.
O SiFu molda seus alunos para serem o melhor que eles podem ser, como praticantes de Wing Tsun e também como pessoas fora do treino.
Capacita e incentiva seus alunos a melhora sempre
O SiFu pode, por exemplo, desafiar os alunos no treino físico, para melhorar seu condicionamento. Pode também ajudar e incentivar os alunos a encontrarem um caminho de resolução de problemas pessoais. Um SiFu pode ser amigo de seus alunos, sair para se divertir, compartilhar uma refeição ou outras atividades. Acima de tudo um Sifu é um MENTOR.
Um verdadeiro SiFu irá impactar positivamente a comunidade fora do Kwoon e fazer do mundo um local muito melhor, por que ele transforma seus alunos e deixa para o mundo melhores pessoas e cidadãos, que hoje são melhores que no dia em que começaram a treinar.
You cannot copy content of this page