Taboada Balintawak Cuentada System
O termo Cuentada refere-se a “to counter” (contra atacar). É o princípio que orienta os Eskrimadores de Balintawak. A suposição é que o oponente é habilidoso e os ataques serão contra-atacados – para cada contra-ataque há outro contra-ataque.
O estilo Balintawak Eskrima original foi criado pelo Grande Grão-Mestre Anciong Bacon em Cebu, Filipinas. Bacon foi um membro original do Clube Doce Pares antes de fundar o Clube de Autodefesa da Rua Balintawak em 1952. Seu estilo foi influenciado por Lorenzo Saavedra, seu único professor de eskrima que lhe ensinou a arte do Corto Linear – um sistema de luta com bastão de curta distância.
O Sistema Taboada Balintawak, também conhecido como “Balintawak Cuentada”, foi criado pelo Grão Mestre Bobby Taboada e é baseado no estilo de combate com bastões clássico filipino de Balintawak – originado e testado nas ruas da cidade de Cebu.
É identificado pelo uso de um único bastão e do jogo corpo a corpo, projetado para desenvolver atributos de combate: velocidade, tempo, distância, controle e manutenção do foco sob pressão.
A ênfase é colocada na economia de movimento, flexibilidade, movimento natural do corpo e lançamento de ataques diretos para produzir contra-ataques extremamente rápidos.
Embora seja visto principalmente como um estilo de combate corpo a corpo, o treinamento no método Taboada prepara o praticante para diversos tipos de combate, golpes e bloqueios com força total e torque corporal. Essas características são a assinatura da Taboada Balintawak e podem ser aplicados para combate de médio a longo alcance.
Alguns puristas do Balintawak argumentam que não é Balintawak original ou clássico, mas GM Taboada afirma:
“Eu não mudei o estilo Balintawak, eu acrescentei”.
O núcleo básico do Balintawak e o conceito de contra-ataque ainda são os mesmos, mas o currículo Taboada também inclui exercícios e técnicas para aumentar o poder, com ênfase em contra-ataques explosivos. O bastão é a principal ferramenta de treinamento, mas a teoria é que o bastão é apenas uma extensão do braço, o treinamento desenvolve atributos transferíveis. Seja com bastão, lâmina, armas improvisadas e luta com as mãos vazias – o objetivo é produzir lutadores adeptos (adaptáveis) e funcionais.
(Crédito histórico para Sam Buot, Sr. 2015)