Grão Mestre

Bobby Taboada

Fundador da  Taboada Balintawak Cuentada System

O Grão-Mestre Bobby Taboada foi criado na cidade de Cebu, Filipinas, uma próspera cultura de artes marciais e local de nascimento de Balintawak.

Depois de estudar caratê, boxe e outras artes de luta, GM Taboada foi apresentado à escola Balintawak fundada pelo Grande Grão-Mestre Venancio “Anciong” Bacon, chefiada na época pelos Grão-Mestres Teofilo Velez e José Villasin. GM Taboada foi treinado nas formas “old school” de luta com bastões, suportando abusos físicos e treinamento constante com bastões com os mestres. A combinação de treinamento físico extremamente rigoroso, instrução especializada e orientação dos mestres Bacon, Velez e Villasin ajudou a moldar e produzir um mestre e professor de artes marciais dinâmico e altamente qualificado.

À esquerda: GM Bobby Taboada
GM Bobby Taboada e George Leigh Simpson (1975)

Em 1979, GM Taboada deixou as Filipinas e trouxe sua arte para a Nova Zelândia e Austrália antes de ser persuadido a apresentar Balintawak ao público dos EUA.

Em 1991, a GM Taboada mudou-se para os Estados Unidos e estabeleceu-se em Charlotte, Carolina do Norte. GM Taboada, ou “Bobby”, como a maioria de seus amigos e alunos o conhece, ainda leciona na sede de sua organização Balintawak International, em Charlotte, NC. Desde sua chegada aos EUA, ele tem sido instrutor de autodefesa na Academia de Justiça da Carolina do Norte e ajudou em programas de prevenção ao crime patrocinados pela Academia do Xerife da Carolina do Norte, e apareceu em dezenas de artigos e revistas. 

GM Taboada treinou especialistas e praticantes de artes marciais em todos os Estados Unidos e em todo o mundo, em países como Inglaterra, Austrália, Alemanha e Canadá. Ele produziu um grupo dedicado de instrutores qualificados, autorizados a ministrar seu currículo Balintawak, que também estão espalhados por todo o mundo. Sempre um instrutor bem-vindo em seminários de artes marciais, GM Taboada continua surpreendendo e ensinando alunos que desejam e desejam aprender.

No ano de 2000, ele foi incluído no Hall da Fama Internacional do Conselho Mundial da Family Sokeship e recebeu o título de Grande Mestre do Milênio.

Em 2002, essa mesma organização homenageou-o com o título de Distinto Grão-Mestre.

Ele é bem conhecido nos círculos das artes marciais como um mestre altamente respeitado, um grande professor e um ser humano excelente que permaneceu humilde e acolhedor com todos com quem entrou em contato.

×