Inconscientemente, Anciong alcançou o verdadeiro refinamento da sua arte aplicando simplicidade nos movimentos. A partir das posturas longas e profundas do estilo Punta y daga, Ansiong integrou habilmente o trabalho de pés do boxe ocidental e as manobras dinâmicas de mão livre no novo sistema de Balintawak.
Após uma temporada na prisão pela morte de um agressor, que tentou assassina-lo numa emboscada, ele voltou para Cebu, teve dificuldade em encontrar um emprego decente. Para ter um meio de subsistência, ele abriu o Clube de Autodefesa Balintawak na Rua Balintawak, cidade de Cebu.
O estilo que Anciong desenvolveu tornou-se oficialmente conhecido como Balintawak (grito de liberdade) Eskrima, em homenagem à rua onde seu clube foi estabelecido. É importante ressaltar que a rua recebeu o nome do famoso Grito de Pugad Lawin (Ninho da Águia), na cidade de Balintawak Quezon. Este foi o grito que acendeu a Revolução Filipina de 1896 contra o domínio imperial da Espanha.
Foi somente depois que sua arte foi oficialmente nomeada que ele ficou conhecido como o grande mestre da Balintawak Eskrima.